Skip to main content

Contracepção sem hormonas para as mulheres, os melhores métodos

Neste artigo irá aprender sobre contraceptivos sem hormonas e métodos contraceptivos à sua disposição como mulher. Terá também uma visão de como os métodos funcionam, quanto custam e quão seguros são.

Para indicar segurança, utilizamos o Índice de Pérola. Isto indica quantas mulheres engravidaram se utilizaram o método contraceptivo regularmente durante 1 ano. Um índice pérola de 15 significa que 15 em cada 100 mulheres engravidaram num ano utilizando este método.

Que métodos de contracepção estão disponíveis para as mulheres?

Em contraste com os métodos contraceptivos para os homens, existe toda uma gama de contraceptivos disponíveis para as mulheres. Globalmente, podem ser divididos em 4 categorias diferentes:

Métodos contraceptivos hormonais: Nestes métodos contraceptivos, os estrogénios e progestogénios do próprio corpo são administrados de diferentes maneiras. Estas hormonas enganam o corpo, levando-o a pensar que está grávida, o que significa que já não pode ficar grávida.

Contraceptivos químicos: Em suma, os contraceptivos químicos tais como géis ou cremes contraceptivos matam os espermatozóides ou tornam-nos incapazes de se mover. Estes espermicidas só devem ser utilizados em combinação com outros contraceptivos, porque são demasiado inseguros por si só.

Métodos mecânicos de contracepção: Estes incluem preservativos femininos, toucas cervicais ou contraceptivos de cobre. Estes contraceptivos criam uma barreira que não pode ser penetrada pelos espermatozóides.

Contraceptivos naturais: Esta categoria de métodos contraceptivos sem hormonas inclui o método da temperatura ou o método do calendário. Basicamente, o objectivo destes métodos é monitorizar o seu corpo para determinar os seus dias férteis.

Contracepção natural

Neste momento, existem 5 métodos contraceptivos naturais diferentes que pode utilizar para obter contracepção sem hormonas. A beleza é que, se usadas correcta e regularmente, podem ser de facto muito seguras.

Além disso, muitas mulheres relatam que estes métodos as têm ajudado a compreender e a perceber melhor o seu ciclo e corpo.

Só por este ponto, pode valer a pena tentar um ou mais métodos.

É importante lembrar que não se deve abster de relações sexuais ou usar outros métodos contraceptivos, tais como preservativos, apenas no dia da ovulação. O esperma pode sobreviver no útero por até 4 dias. Isto significa que deve planear pelo menos 5 dias de abstinência ou protecção.

Contracepção natural com o método do calendário

A contracepção com o método do calendário é um dos métodos mais antigos de contracepção natural. Foi desenvolvido quase simultaneamente na década de 1920 pelos ginecologistas Kyusaku Ogino e Hermann Knaus, razão pela qual o método é também conhecido como o "método Knaus-Ogino".

Tudo o que necessita para utilizar o método do calendário é um calendário de ciclos ou um diário de ciclos.

É importante que observe e documente o seu ciclo durante cerca de 6 meses antes de começar a calcular. O seu ciclo é regular? Regularmente desviante ou irregular?

Basicamente, o método pressupõe um ciclo de 28 dias, com ovulação após 14 dias.

Pode ler mais sobre como funciona o cálculo aqui.

Custos: A partir de cerca de 6 euros para um calendário de ciclos, mas funciona com qualquer calendário.

Índice de pérolas: 9 em cada 100

Método cervical em vez da pílula

Com o método cervical, tem de se sentir o colo do útero ou os. Isto é porque muda durante o seu ciclo menstrual. Imediatamente após a menstruação, o colo do útero sente-se firme e fechado. Está também mais perto da entrada da vagina.

Durante os dias férteis, o colo do útero é suave (como os lábios) e ligeiramente aberto. Além disso, está agora mais dentro do corpo.

Este método pode ser bem combinado com os seguintes métodos contraceptivos naturais.

Custos: Gratuito

Índice de pérolas: 3 a 23 de cada 100

Contracepção por observação do muco cervical

O método do muco cervical, também chamado método Billings, funciona de uma forma semelhante ao método cervical.

O muco cervical muda durante o ciclo, de grumoso e viscoso após a menstruação, para leitoso e nublado imediatamente antes da ovulação. Quanto mais se aproxima da ovulação, mais fluido e limpo se torna o seu muco cervical.

Nos dias mais férteis, pode desenhar fios com o muco entre os dedos.

Para utilizar o método contraceptivo de muco cervical, é necessário testar e registar a quantidade, cor e consistência todos os dias. Se a quantidade de muco cervical se multiplicar num curto espaço de tempo, pode esperar ovular dentro de 2 a 3 dias.

Custos: Gratuito

Índice de pérolas: 15 em cada 100

Contracepção sem hormonas com o método de temperatura

Com este método, é necessário medir a temperatura corporal com um termómetro depois de se levantar, também chamado temperatura corporal basal.

Após a ovulação, a temperatura corporal sobe alguns décimos de grau, onde permanece até à menstruação e depois cai novamente.

Como a sua temperatura corporal também pode ser afectada por stress ou doença, deve sempre combiná-la com outros métodos, tais como o Método Billings.

Alguns rastreadores de fitness já oferecem funções para a medição contínua da temperatura corporal. Estes incluem Fitbit ou Oura, por exemplo.

Custos: Dependendo do produto, entre 2 e 399 euros.

Índice Pérola: 0,8 a 3 de 100

Contracepção com o método simptotérmico

O método contraceptivo simptotérmico é uma combinação do método da temperatura, do método do muco cervical e, se necessário, do método cervical ou do método do calendário.

Ao combinar os diferentes métodos, pode fazer uma previsão mais fiável dos seus dias férteis.

Custos: 2,- a 399,- euros, possivelmente custos de funcionamento para Apps

Índice Pérola: 0,4 em 100

Bobina de cobre, corrente de cobre ou bola de cobre para contracepção a longo prazo

A grande vantagem dos contraceptivos de cobre é que são inseridos uma vez pelo seu ginecologista e pode então utilizá-los por até 5 anos. A cada 6 meses tem de ser verificado para ter a certeza de que tudo ainda está no seu devido lugar, e é tudo.

O cobre danifica os espermatozóides e torna-os incapazes de se mover. Além disso, o colo do útero muda, o que também torna muito mais difícil ou impossível a penetração dos espermatozóides.

A desvantagem destes contraceptivos sem hormonas é que são extremamente dolorosos de inserir e remover. Em alguns casos, podem também causar hemorragias menstruais mais pesadas e desconforto.

Custos: Cerca de 120 a 400 euros.

Índice de pérolas: 0,4 a 1 em cada 100

Diafragma ou tampa cervical para contracepção sem hormonas

Estes dois métodos contraceptivos sem hormonas são contraceptivos técnicos para as mulheres. São discos de silicone que também têm um anel de mola no seu interior. O diafragma ou a tampa cervical podem ser inseridos até 2 horas antes da relação sexual para bloquear o esperma.

Os contraceptivos formam portanto uma barreira em frente do colo do útero, que pode ser ainda mais reforçada pela aplicação de espermicidas, tais como géis ou cremes contraceptivos.

As tampas cervicais podem até ligar-se ligeiramente ao colo do útero, tornando-as mais apertadas.

As desvantagens destas alternativas à pílula são que têm de permanecer na vagina durante pelo menos 8 horas após o sexo. Também precisam de ser especialmente equipados por ginecologistas. Além disso, podem levar a gravidezes indesejadas se forem inseridas incorrectamente, e também não protegem contra as DSTs.

Custos: Cerca de 31 a 70 euros mais os géis ou cremes contraceptivos de cerca de 10 a 15 euros por tubo.

Índice de pérolas: 1 a 20 de 100

Preservativos femininos como uma alternativa à pílula

Os preservativos femininos, ou "femidoms", são semelhantes aos preservativos masculinos. Para o utilizar, é necessário inserir uma extremidade na vagina e mantê-la no lugar. A segunda extremidade fica no exterior e cobre os lábios da vulva. O pénis permanece coberto por esta pele de látex, que captura todos os espermatozóides.

Outra vantagem dos femidoms é que eles também o protegem de doenças sexualmente transmissíveis.

Infelizmente, existem também desvantagens. Podem estalar quando os utilizamos, podem escorregar e não são necessariamente fáceis de utilizar.

Custos: De cerca de 8,50 a 10,50 por embalagem.

Índice de pérolas: 5 a 25 de cada 100

Preservativos para contracepção segura

Como alternativa aos fémeos, existem naturalmente preservativos que são usados pelo homem.

É certo que não são um contraceptivo para si como mulher nesse sentido, mas continuam a ser uma alternativa sem hormonas que é fácil de usar e obter.

Para ter a maior segurança e diversão com eles, você (ou o seu parceiro) precisa de ter a certeza de usar o tamanho certo do preservativo.

Pode ler sobre como você ou o seu parceiro pode encontrar aqui o tamanho perfeito do preservativo.

Custos: A partir de cerca de 3,95 euros por embalagem.

Índice de pérolas: 2 a 12 de cada 100

Esterilização - sem hormonas, mas definitiva

A esterilização é um método contraceptivo sem hormonas para mulheres e homens que já não querem ter filhos. Embora seja frequentemente anunciado que a esterilização pode ser invertida, as probabilidades de sucesso são baixas e mesmo que o seja, as probabilidades de uma gravidez bem sucedida diminuem.

Com este método, as suas trompas de falópio ou são bloqueadas ou cortadas. Isto impede que os ovos viajem para o útero, tornando a fertilização impossível.

Custos: Aproximadamente 600 a 1.000 euros (cobertos pelo seguro de saúde se um atestado médico indicar que a esterilização é necessária).

Índice de pérolas: 0,1 a 0,3 de um total de 100

Quão seguro é o coitus interruptus como contraceptivo?

A utilização do coitus interruptus (também chamado de método de extracção) como método contraceptivo é um dos métodos menos seguros de contracepção.

A gravidez indesejada pode acontecer muito facilmente e também não protege contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Em princípio, este método envolve puxar o pénis para fora da vagina pouco antes da ejaculação. No entanto, isto requer muito auto-controlo, e o sémen ainda pode sair do pénis antes da ejaculação.

O Índice Pérola de 4 a 18 gravidezes é apenas uma estimativa aproximada e é provável que seja ainda mais elevado na realidade.

Custos: Gratuito

Índice de pérolas: 4 a 18 de um total de 100

Conclusão sobre contracepção sem hormonas para mulheres

Existem muitos métodos contraceptivos e contraceptivos sem hormonas que pode usar como mulher em vez da pílula, dos bastões hormonais ou das bobinas hormonais. Para encontrar o melhor método para si, recomendamos que fale com um ginecologista ou experimente os métodos contraceptivos naturais para mulheres.

Leia agora o nosso post sobre métodos contraceptivos novos e antigos para homens, se estiver curioso sobre o que há lá fora para eles.

Mister Size
Mais artigos

O bom sexo não tem de ser perfeito

Leia agora

A pílula - direitos realmente iguais durante o sexo?

Leia agora

Preservativos e lubrificantes: é assim que o sexo funciona como um relógio

Leia agora