Skip to main content

Dia Internacional da Mulher: O seu parceiro está a usar o tamanho certo de preservativo?

O Dia Internacional da Mulher é celebrado mundialmente na quarta-feira 8 de Março para celebrar as conquistas sociais, económicas, culturais e políticas das mulheres. Para assinalar a ocasião, temos pensado em como você, como mulher, pode retomar o controlo da sua saúde sexual quando se trata de sexo e contracepção. Uma destas formas é certificar-se de que o seu parceiro está a usar o tamanho certo do preservativo para sexo mais seguro.

Não compraríamos um novo par de sapatos sem os experimentar, mas muitas pessoas apenas adivinham o seu tamanho de preservativo e muitas vezes usam o tamanho errado, que ou é demasiado grande ou se sente demasiado apertado, o que pode levar a um risco de infecções sexualmente transmissíveis, VIH ou gravidez.

Porque é importante que as mulheres também tenham o tamanho certo de preservativo para os homens?

Alguma vez andou pelo corredor do supermercado ou da drogaria com os preservativos, ou comprou preservativos online e acabou de escolher o primeiro que viu? Sem se perguntar realmente se se adequa ao seu parceiro? - Então não está sozinho.

Mas se correr riscos ao usar preservativos, também arrisca a sua saúde sexual. Um preservativo funciona como uma barreira física entre o pénis e a vagina, impedindo a transferência de fluido sexual. Assim, se o seu parceiro não estiver a usar o preservativo do tamanho certo, pode significar que o preservativo do seu parceiro é demasiado grande e pode escorregar, ou que um preservativo demasiado apertado pode partir-se, pondo-a em risco não só de infecções sexualmente transmissíveis e VIH, mas também de gravidez. Se o seu parceiro não estiver a usar o preservativo do tamanho certo, pode sentir-se desconfortável e reduzir a sensibilidade, tornando-os desconfortáveis durante a relação sexual, o que por sua vez pode afectar a sua vida amorosa.

Assim, não só no Dia Internacional da Mulher deste ano, certifique-se de que o seu parceiro usa o preservativo do tamanho certo para que o sexo seja não só mais divertido, mas também mais seguro.

Os preservativos devem ser difíceis de colocar?

Não. Os preservativos nunca devem ser difíceis de colocar. Se um preservativo for difícil de colocar ou se sentir demasiado apertado, está a usar o tamanho errado, o que aumenta o risco de se partir ou escorregar durante o sexo. Os preservativos devem sentir-se confortáveis mas seguros - se você ou o seu parceiro sentirem que o preservativo está demasiado apertado, poderá ter de subir de tamanho. Para praticar sexo seguro, é importante usar o tamanho certo do preservativo.

Como é que sei qual o tamanho do preservativo a comprar?

A melhor maneira de saber se está a usar o tamanho certo do preservativo é medir a largura do seu pénis erecto. O comprimento do pénis não é normalmente importante, pois um preservativo pode ser desenrolado de forma flexível no comprimento para cobrir todo o pénis. A largura afecta a capacidade do preservativo para que você e o seu parceiro possam praticar sexo seguro.

Agora, no Dia Internacional da Mulher, use uma destas diferentes formas para medir o pénis do seu parceiro:

  1. Determine o tamanho do preservativo facilmente com a nossa aplicação de medição.
  2. Imprima a nossa prática fita métrica em PDF - basta imprimir e medir directamente o pénis do seu parceiro.
  3. Encomende o prático Medidor de Preservativos directamente para a sua casa.
  4. Ou pode fazê-lo à maneira antiga e usar uma régua ou fita métrica. Para medir a largura, enrole a fita métrica à volta do pénis erecto do seu parceiro para obter a circunferência do pénis em mm. Pode então converter isto no tamanho do preservativo, utilizando a nossa tabela de tamanhos. Basta medir o diâmetro com uma régua e depois olhar para o lugar correspondente na tabela.

Tal como com um novo par de sapatos, deverá experimentar vários preservativos para encontrar o ajuste perfeito. Por exemplo, com os nossos kits de teste, pode começar por encomendar apenas um pacote de três e descobrir qual o preservativo que lhe parece mais confortável.

Como falar com o seu parceiro sobre sexo seguro

Sabemos que por vezes pode ser difícil falar com o seu parceiro sobre sexo seguro, mas é uma conversa importante ter a certeza de que você e o seu parceiro estão protegidos contra infecções sexualmente transmissíveis, VIH e o risco de gravidez. Eis três formas de falar com o seu parceiro sobre sexo mais seguro no Dia Internacional da Mulher:

  1. Certifique-se de que tem a conversa no momento e local certos - sem distracções ou interrupções.
  2. Sejam honestos um com o outro - falem abertamente com o vosso parceiro sobre os vossos medos, história sexual ou riscos que tenham assumido no passado. Isto não só aumenta a ligação emocional e a intimidade, mas também faz com que ambos se sintam mais relaxados durante o sexo.
  3. Falem sobre diferentes métodos contraceptivos. Há muitos métodos diferentes que pode experimentar - mas os preservativos proporcionam dupla protecção, o que significa que estão protegidos tanto contra infecções sexualmente transmissíveis como contra a gravidez.

Mister Size
Mais artigos

O bom sexo não tem de ser perfeito

Leia agora

A pílula - direitos realmente iguais durante o sexo?

Leia agora

Preservativos e lubrificantes: é assim que o sexo funciona como um relógio

Leia agora